Audiência na Câmara discute gastos e medidas de prevenção ao Coronavírus em Formiga

Home » Noticias » Audiência na Câmara discute gastos e medidas de prevenção ao Coronavírus em Formiga
  • Sandrinho da Looping
  • 0 views
  • 0 comentários

Vereadores, autoridades e secretário de Saúde participaram da reunião que bateu recorde de visualizações nos canais oficiais do Poder Legislativo  

A Comissão Especial de Saúde da Câmara de Formiga promoveu ontem (4) uma Audiência Pública para prestação de contas e discussão sobre as ações de combate ao coronavírus (Covid-19) na cidade. No encontro, coordenado pelo presidente do colegiado, vereador Sandrinho da Looping, foram debatidos todos os gastos, projetos, programas e ações feitas em Formiga no combate à Covid-19.

Em especial, foram detalhadas por meio de slides todas as medidas adotadas de março até 31 de julho para prevenir a disseminação da doença. De acordo com Leandro Pimentel da Silva Santos, secretário Municipal Saúde de Formiga, até o momento foram aplicados R$8.8 milhões de um total de R$9 milhões de recursos recebidos.

Acompanhado pelo corpo técnico da secretária de Saúde, Leandro também disse que Formiga tem hoje 19 leitos de UTI Covid-19 e 46 leitos clínicos Covid-19 na Santa Casa de Formiga. Também existem 17 leitos clínicos não-Covid-19 Hospital Santa Marta e 08 leitos de observação (Unidade de Referência e Triagem).  “Dentro as principais ações, posso citar a locação do Hospital Santa Marta, a intensificação das Ações de Fiscalização, o Centro de Referência e Triagem, o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e o processo para montagem de Laboratório (RT-PCR). Mas o nosso principal desafio é a falta de adesão ao cuidado e conscientização da população”, afirmou.

Após o evento, que bateu o recorde de visualizações nos canais oficiais do Poder Legislativo de Formiga, o vereador Sandrinho da Looping ressaltou o papel fiscalizar que a Câmara tem. “Tivemos aqui hoje uma grande demonstração de respeito com a vida dos cidadãos formiguenses porque diversas entidades se fizeram presentes e participaram da prestação de contas feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Prestar contas é obrigação de todo gestor público, ainda mais se tratando de uma pandemia que ainda não tem data e previsão de ser erradicada. A população teve a oportunidade de acompanhar e batemos o recorde de visualizações (mais de 1.300 pessoas) em uma Audiência Pública feita pela Câmara. Acho importante e quero agradecer a equipe da Câmara Técnica de Enfrentamento ao Coronavírus, ressaltar a presença de todos os convidados e dos meus colegas da Comissão de Saúde, vereador Marcelo Fernandes (relator), e vereadora Joyce Alvarenga (membro), do também vereador Sidney Ferreira e demais pessoas que sabem a importância de continuarmos ativos e acompanhando cada passo no enfrentamento dessa doença tão traiçoeira”, declarou.

Também participaram da audiência as seguintes autoridades: Myriam Araújo Coelho (Gestora Executiva da Santa Casa de Caridade), Rogério Pereira Iunes (Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Saneamento de Formiga), Silvino Luciano Silva (representante da ACIF/CDL), Dr. Marcelo Batista (Presidente da Associação Médica) e Dr. Ricardo Amin e Eduardo Vaz (representante da Fraternidade Acadêmica Irmão Otaíde Feltrim).